terça-feira, 18 de setembro de 2012

Killifish: O Peixe das nuvens

Quando falamos em peixe de fácil manutenção, logo lembramos do peixe betta.
Porém existe um outro tipo de peixe de beleza esplendorosa e que também vive sob padrões pouco exigentes de manutenção, os killifish.
Ficha Técnica: Nome Popular: Killifish Tamanho: 6cm Temperatura da água: 23 – 26º C PH: 6.5
São considerados por muitos, os peixes mais coloridos e bonitos de água doce, são encontrados normalmente em poças temporárias principalmente na África, assim sendo, não necessitam de água em movimento assim como o betta. Daí muitos os denominarem de peixes das nuvens, visto que em determinadas épocas, tais poças secam, obviamente matando os exemplares ali existentes. Porém, quando voltam as chuvas e consequentemente as poças, ressurgem os exemplares dada a peculiaridade de sua reprodução denominada de anualidade. Os ovos resistem e se desenvolvem fora da água, permitindo que na próxima época de chuvas, ressurja a espécie naquela região. Um verdadeiro espetáculo de adaptação.
Sua alimentação pode ser feita através de Rações específicas , enquitréias, larvas do besouro do amendoim, artêmias e outros alimentos vivos . 




Aspectos reprodutivos: 
Aphyosemion (reprodução não-anual)

Este é um dos gêneros mais populares entre os hobbistas e contém um grande número de espécies. Dessas espécies da África Ocidental, muitas são belas e relativamente fáceis de manter e reproduzir. A maioria desova em aparatos feitos à base de linhas de lã simulando raízes de plantas aquáticas denominadas de bruxinhas.
Um dos mais comumente vistos e apropriado para iniciantes é o Aphyosemion australe, um dos poucos killifishes que tem um nome popular: Cauda de Lira. Esta espécie desova em bruxinhas e tem três variedades de cor. A Chocolate é a forma natural, enquanto a Ouro (Gold) e a Laranja (Orange) foram desenvolvidas em aquário. Outras espécies, nesse gênero, boas para iniciantes são A. calliurum, A. polli, A. striatum. Aphyosemions com o mesmo nome de espécie podem ser identificados como provindo de locais ou populações específicas. Diferentes populações podem ou não ser geneticamente idênticas

Fundulopanchax (reprodução não-anual e semi-anual)
Este gênero contém diversas espécies coloridas que são adequadas para iniciantes. Isso inclui o popular Fp. gardneri, Fp. filamentosus, o peixe símbolo da AKA, Fp. sjoestedti. Muitas das linhagens de Fp. gardneri são relativamente fáceis de manter e reproduzir tal como Fp. filamentosus. Fp. Sjoestedti é um pouco mais desafiante, embora seja difícil resistir ao seu charme. Todas essas espécies possuem várias linhagem. Alguns dos Fp. gardneri desovam em bruxinhas, enquanto Fp gardneri nigerianus e Fp. gardneri garderni são alternantes (superfície/fundo). As duas outras espécies mencionadas desovam no fundo.

Epiplatys (reprodução não-anual)

Espécies deste gênero são peixes de superfície, alimentando-se de insetos que caem na água. Preferem deitar seus ovos em bruxinhas ou plantas flutuantes. São resistentes, muitos de bom tamanho, e muitos são facilmente reproduzidos e mantidos em aquários. Bons exemplos e boas escolhas para iniciantes são E. sexfasciatus e E. fasciolatus. O gênero também contém algumas espécies desafiadoras. Por exemplo, o pequeno E. annulatus, embora excepcionalmente lindo, não é para iniciantes.
Embora os peixes do gênero Aplocheilus venham da região Indio Malásia e os Epiplatys da África Oriental, ambos são bastante parecidos em seu comportamento no aquário e podem ser considerados iguais, para tal efeito.

Nothobranchius (reprodução anual)
Estes anuais da África Oriental estão entre os mais lindos peixes tropicais de água doce. N. rachovii é freqüentemente citado como a espécie mais bonita de peixe de água doce do mundo, e merece isso. As cores são brilhantes na maioria das espécies nesse gênero. Dentre essas espécies , N. guentheri and N. korthausae são excelentes peixes para iniciantes. Se você decidir tentar estes peixes, deve observar sua sensibilidade a doenças provocadas por protozoários (veludo), e eles devem ser mantidos em água com meia a uma colher de sopa de sal para cada 10 litros d’água. Por outro lado, eles se adaptam a uma variedade de condições de água, incluindo água dura, alcalina. Reproduzi-los demanda alguma paciência pois os ovos requerem um prolongado período de seco (diapausa), embora N. korthausae esteja entre os que tem períodos relativamente curtos.




Vale a pena conhecer e manter esses maravilhosos espécimes de peixes, espero que gostem dos vídeos pertinentes.
A Peixes & Pássaros não visa somente a venda, daí nossa preocupação em informar nosso cliente, sobre todas as opções e configurações necessárias a manutenção de seu aquário e peixes.
Venha para o aquarismo consciente, venha para a Peixes & Pássaros.
Abraços a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário