sexta-feira, 10 de maio de 2013

Carduelis Tristis: Pintassilgo americano

Pelos Facebooks da vida, estava eu observando um post de um amigo especializado em pintassilgos com fotos de vários tipos de carduelis. Sou fã do Venezuelano ancestral por sua beleza, já postamos sobre essa espécie magnífica no blog, embora as mutações sejam bem mais valorizadas pelo mercado.
Mas voltando à postagem de meu amigo, vi uma foto que chamou a minha atenção, que se tratava do Carduelis Tristis.


Porque não, então,  postarmos sobre essa espécie? Vamos lá...

O Pintassilgo Americano (spinus tristis), conhecido como Pintassilgo Oriental ou ainda Canárias Wild, é de origemaro norte-americana da família Finch. Pássaro migratório, desde o sul do Canadá à Carolina do Norte durante sua época de reprodução, e de ao sul da fronteira com o Canadá para o México durante o inverno.
Exibe dimorfismo sexual em sua coloração, o macho é de um amarelo vibrante no verão e uma cor verde-oliva durante os meses de inverno. A fêmea tem um tom marrom-amarelada que resplandece apenas ligeiramente durante o verão. O macho apresenta plumagem colorida durante o período de acasalamento para atrair uma parceira.
O Pintassilgo-americano é um granívoro e adaptado para o consumo de inflorescências, possui um bico cônico para retirar as sementes e os pés ágeis para prender as hastes de inflorescências, enquanto se alimenta. É um pássaro social, e reúne-se em grandes bandos, enquanto se alimenta ou está em migração.
Pode tornar-se territorial durante a construção do ninho, mas este tipo de agressão é de curta duração. Sua época de reprodução está ligada ao pico da oferta de alimentos, com início no final de julho. Esta espécie é geralmente monogâmica, e produz uma ninhada por ano.
Importante salientar que a atividade humana em geral beneficiou os Goldfinch americanos. Encontra-se frequentemente em zonas residenciais, atraídos para alimentadores de pássaros instalados por seres humanos, o que aumenta sua taxa de sobrevivência nestas áreas. Desmatamento por seres humanos também cria áreas de várzea aberta, que são o habitat preferido do Pintassilgo americano.
O Pintassilgo-americano é um pássaro pequeno, 11-13 centímetros, pesando entre 11-20 gramas. O bico é pequeno, cônico, e rosa para a maioria do ano, mas fica laranja brilhante com a muda de primavera em ambos os sexos.
O Pintassilgo americano sofre uma muda na primavera e no outono. Uma vez que a primavera muda é completa, o corpo do sexo masculino é de um amarelo limão brilhante, a cor produzida por pigmentos carotenoides. A fêmea é mais para castanho, mais clara na parte inferior com um babador amarelo. Após a muda de outono, as penas brilhantes do verão são substituídas por penas sem brilho, tornando-se amarelo abaixo e azeitona, marrom acima, com um rosto pálido e amarelo.
Ninho de um Pintassilgo americano :
O ninho é construído no final do Verão pela fêmea em ramos de um arbusto ou árvore de folha caduca, a uma altura de até 10 metros. A construção do ninho dura cerca de seis dias, período durante o qual os trabalhos do sexo feminino em incrementos de 10-40 minutos. O macho voa frequentemente com a fêmea, com ela recolhe materiais do assentamento, e embora possa levar algum material de volta para o ninho, ele deixa a sua construção para o sexo feminino O escudo exterior do ninho é construído de casca, ervas, cipós, gramíneas. Tem uma postura anual de 4 a 6 ovos  aproximadamente o tamanho de um amendoim. 


Espero que tenham gostado, da apresentação dessa bela espécie!