segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dicas da semana para transformar seu pássaros em uma fera dos torneios!

Aos iniciantes ou menos experientes criadores de pássaros, quando o objetivo é apresentar seu pássaro em torneios, ideal dedicar-lhes um manejo especial, para que ele possa expressar todo o seu verdadeiro potencial, evitando, por exemplo, que sua “máquina de canto” fique tímida na roda o que pode desvalorizá-lo no mercado.
Esse preparo já deve começar com a seleção dos filhotes com maior aptidão para fibra. Juntando filhotes no voador será possível identificar os machos dominantes. Corri chiam mais que os outros de forma a intimidar os demais, demarcando territórios para si. Costumam expulsar os demais filhotes quando estão no comedouro, no bebedouro ou na banheira, dentre outros indicadores de dominância.
Mudanças de ambiente e passeios são importantes formas também para desinibi-los. Passeios em locais onde existam brejos e matas são muito importantes. Visitas a outros criadores onde possa ouvir os pássaros cantando e, preferencialmente, onde possa envolver-se em disputas de canto, são essenciais para colaboração ao seu desenvolvimento.

Quando já estiverem “mais confiantes”, inicia-se a fase de levá-los as “badernas” (disputas reunindo vários outros pássaros em treinamento). Ideal posicioná-lo inicialmente a certa distância do local onde estão reunidos os outros pássaros já em disputa de canto. Na medida em que demonstrem segurança, já cantando com desenvoltura, devem ser aproximados dos demais. Esse manejo deve prosseguir até que ele cante com desenvoltura, enfrentando em gaiolas próximas. Quando estiver reduzindo o volume de canto deve ser retirado do local.

Na próxima semana abordaremos alguns outros fatores importantes ao treinamento / iniciação de seu pássaro aos torneios, mas lembre-se sempre, que seu pássaro deve receber cuidados especiais: boa alimentação, água em abundância e limpa, complementos vitamínicos, etc; por ser um ser vivo merecedor de tais cuidados, independente de sua desenvoltura nos torneios. Semana que vem tem mais dicas! Na Loja Virtual Peixes & Pássaros você acha de tudo para seu cantor preferido. http://peixesepassaros.com.br .