quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tangará (Chiroxiphia caudata)

Seu nome significa: do (grego): Asa de sabre com cauda longa. Também denominado de tangará dançarino e dançador ( Estado de Santa Catarina, principalmente ). O nome tangará supostamente deriva do tupi ata, andar; e carã, em volta; bem provavelmente pelo seu hábito de cortejar a fêmea de maneira muito característica.
O Tangará possui cerca de 13 centímetros e apresenta forte dimorfismo sexual. Os machos têm plumagem azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e, no alto da cabeça, uma brilhante coroa vermelha. Os mais jovens são verde-oliva, diferindo das fêmeas pela coroa vermelha que nasce antes da mudança das plumas no restante do corpo, só atingem a plumagem adulta com dois anos de idade. As fêmeas são verde-escuras, cauda mais longa que a dos machos, as tornando ligeiramente maiores que estes. Pássaro de alimentação onívora alimenta-se de bagas e pequenos artrópodes.
Em relação à reprodução, as fêmeas demarcam o seu próprio território ao redor do ninho, onde constroem uma espécie de cesta rala, numa forquilha bem alta que esteja próximo a água, utilizando-se, curiosamente, de teias de aranha para colar o material da construção. A postura é de geralmente dois ovos sendo a incubação feita pelas fêmeas, durante 18 dias; e os filhotes abandonam o ninho após 20 dias, passando a se alimentar e defender sozinhos. O sistema de acasalamento é poligâmico, em que machos (2 a 6) se agregam em locais tradicionais para fazerem exposições cooperativas para atraírem as fêmeas.
O Tangará habita as matas densas do sul da Bahia, do sudeste e sul do Brasil, do Paraguai e nordeste da Argentina.

Entre os seus principais hábitos, está a típica dança do acasalamento, onde os machos se revelam verdadeiros acrobatas, enfileirando-se em um galho e exibindo-se ante a fêmea, um de cada vez. Depois de executarem o rito, cada um volta ao fim da fila e espera a vez de exibir-se novamente. Movimento exibido no curioso e belíssimo vídeo abaixo.




Loja Peixes & Pássaros, traz para você os melhores produtos e também curiosidades do mundo da Ornitologia e aquarismo. Conte conosco: http://peixesepassaros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário